Batata Recheada com Creme de Brócolis

0
2283

Olá finalmente trouxemos aqui para o blog uma receita de batata recheada, que além de ficar muito linda, fica bem gostosa. Fizemos um recheio de brócolis e castanha de caju, uma delicia.

Ingredientes

  • 1/2 xícara (de chá) de castanhas-de-caju cruas
  • 3 colheres (de sopa) de água (ou mais, se precisar)
  • 4 batatas grandes
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola média picada
  • 250g de brócolis limpo (2 xícaras)
  • 1 xícara (de chá) de leite vegetal (veja opções de leites na parte de Dicas)
  • Noz moscada a gosto
  • 1/2 xícara (de chá) de champignon fatiado
  • 1/3 de xícara (de chá) de azeitonas picadas
  • 1 colher (de sopa) de amido de milho diluído em 2 colheres (de sopa) de água
  • Sal e temperos a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1/2 xícara de salsinha e cebolinha picadas
  • Azeite a gosto
  • Batata Palha a gosto

Modo de preparo

Antes de tudo coloque meia xícara de castanha de caju em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por pelo menos quatro horas, após esse tempo escorra lave e coloque no liquidificador ou mixer juntamente com 3 colheres de sopa de água ou mais se for necessário, bata até obter um creme uniforme, tempere com sal ou outros temperos de sua preferência e reserve. Cozinhe 4 batatas grandes como preferir, nos cozinhamos na água fervente, coloque as batatas lavados em uma panela grande com água e sal e leve para cozinhar por cerca de 30 minutos ou até você atravessar uma faca sem resistência, escorra e espere esfriar. Enquanto isso preaqueça o forno a 230° graus

Retire parte do meio da batata formando uma espécie de canoinha com o auxílio de uma faca e uma colher de sobremesa. Coloque sobre uma assadeira antiaderente levemente untada, pincele azeite sobre as batatas, tempere com sal e se quiser coloque outros temperos como tomilho, alecrim, orégano fresco. Leve para assar por cerca de 15 ou 20 minutos para a casca ficar mais crocante.

Recheio

Enquanto a bata assa prepare o recheio, em uma panela em fogo médio coloque um fio de óleo e refogue 2 dentes de alho picados e meia cebola picada até ficarem levemente dourados. Adicione 250 gramas de brócolis limpos e sem o talo mais grosso, tempere com sal a gosto e refogue por cerca de três minutos até ficarem macios. Acrescente uma xícara de leite vegetal, tempere com noz moscada a gosto e deixe ferver por 5 minutos. Desligue e espera esfriar por dez minutos antes de bater, bata no liquidificador até obter um creme uniforme. Volte a panela, adicione meia xícara de champinho fatiado, 1/3 de xícara de azeitonas picadas e misture, acrescente uma colher de sopa de amido de milho diluído em duas colheres de sopa de água, misture até engrossar, corrija o sal se necessário e se quiser acrescente a pimenta moída.

Desligue adicione meia xícara de salsinha e cebolinha picada misture e regue com um fio de azeite.

Retire a batata do forno e preencha com molho de brócolis e cubra com o creme de castanha de caju. Se quiser salpique cebolinha picada e batata palha por cima. Esta pronto.

Para um cozimento homogêneo recomendo que você escolha batatas do mesmo tamanho e você pode cozinhar a batata inteira de diversas formas, pode fazer ela no forno fazendo alguns furinhos passando azeite e assando no forno baixo por mais ou menos uma hora até ela ficar macia e pode também fazer ela no microondas, fazer alguns furinhos e levando para assar em potência alta por dez minutinhos.

Dicas

Na hora de fazer o molho de brócolis recomendo que você use um brócolis macio sem aquela parte do talo e pode ser tanto o brócolis normal quanto o ninja. Se você usar o talo nessa receita vai aparecer alguns fiapinhos e não fica muito legal.

Essa bata que você retirou do meio você pode usar para fazer um purê, sopa, pode também colocar em hambúrgueres e quibes vegetais para ajudar na liga, pode até fazer uma salada de batata.

Se você gostou desta receita compartilhar com seus amigos.. espero que gostem,bom apetiti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui